Poço José de Moura


 Aqui você vai conhecer um pouco sobre nossa cidade:

Vamos começar com a história de origem de nosso município:
São Geraldo Magella
 A origem é um pouco incerta, porém, conta-se que a região onde está encravada a cidade, serviu para abrigar rebanhos de gado oriundos de fazendeiros locais e também do Ceará. Conta-se também que no ano de 1825 o Sr. GONÇALO DE MOURA, que tinha a profissão de vaqueiro, foi enviado ao lugar, onde hoje a cidade, pôr Dona Tornásia de Aquino, filha natural do Iço-CE. A missão deste vaqueiro era adquirir terras na região para o abrigo do seu rebanho bovino, já que as pastagens na época, principalmente às margens do Rio do Peixe eram abundantes, onde mais tarde 
Dona Tornásia tornava-se proprietária das terras da região. Como se sabe as cidades tiveram suas origens as mais diversas possíveis, umas religiosas, outras econômicas, outras agropecuárias, outras militares, etc. Poço José de Moura, não podia ser diferente teve sua origem no ramo da agropecuária especialmente nos aspectos das pastagens. Com a seca de 1825 sua patroa mandou que o vaqueiro Gonçalo de Moura procurasse fonte de água para o suprimento dos animais, para que pudessem sobreviver a seca, mais já bastante sofrido com a seca. Cumprindo com sua missão o vaqueiro Gonçalo terminou por descobrir uma fonte de água chamando a atenção dos que ali residiam é que terminou servindo de bebedouro para os rebanhos da região e dos que por ali transitavam, que mais tarde foi denominado “Cacimba do Gado”, daí a denominação de “Poço”.
Zé de Moura
Com o passar dos tempos a família do Sr. Gonçalo Moura foi se ramificando, tendo várias personagens se destacando no mundo político e religioso entre eles destacou-se o Sr. JOSÉ ALVES DE MOURA, que tinha consigo o dom da cura, religioso devoto de São Geraldo Magela revolucionou o lugar com seus milagres, a ponto do lugar ser visto por milhares de pessoas de todo o pais, onde acontecia verdadeiras romarias, desde adultos até crianças, que freqüentemente voltavam ao lugar para pagarem suas promessas alcançadas, onde eram trazidas por vários tipos de transportes, o Sr. JOSÉ DE MOURA teve uma grande participação do desenvolvimento local. Por todo este seu trabalho o lugar passou a ser conhecido na região como POÇO DE JOSÉ DE MOURA, daí foi desenvolvida toda a tradição familiar que é com o passar dos tempos o povoado passou a categoria de distrito da cidade de Antenor Navarro, hoje São João do Rio do Peixe. Em 29 de Abril de 1994, o então governador do estado, Dr. Cícero Lucena Filho, criou o município de POÇO DE JOSÉ DE MOURA, através do Decreto Lei Nº. 5.914, tendo se tornado oficialmente cidade.



Foto Antiga da Cidade no período de Festa
Fotos Atuais:







                                   
Município de Poço de José de Moura
"Princesinha do Sertão"
Aniversário
13 de outubro
Fundação
29 de abril de 1994
Gentílico
poço-mourensse
Prefeito(a)
Manoel Alves Neto (DEM)
(20092012)
Localização
Unidade federativa
Paraíba
Mesorregião
Sertão Paraibano IBGE/2008
Microrregião
Cajazeiras IBGE/2008
Municípios limítrofes
São João do Rio do Peixe, Uiraúna e Triunfo.
Distância até a capital
522 km² km
Características geográficas
Área
97,888 km²
População
3 978 hab. IBGE/2010
Densidade
40,64 hab./km²
Clima
semiárido
Fuso horário
UTC−3