Rotaract Club


O Programa Rotaract Club foi criado em Março de 1968, pois alguns jovens (De 18 a 30 anos) eram muito velhos para pertencerem ao Interact e muito jovens para pertencerem ao Rotary. O principal lema dos rotaractianos é “Companheirismo através do serviço”.

O Rotaract deve ser patrocinado por um Rotary Club, o qual lhe dará estrutura e apoio para sua prestação de serviços. O propósito do Rotaract Club é fazer com que os jovens expandam seus conhecimentos e experiências na vida pessoal e profissional.

Rotaract Clubs são parte de um esforço global em prol da paz e compreensão mundial que inicia-se nas comunidades mas tem alcance ilimitado. Rotaractianos têm acesso a numerosos recursos do Rotary International e da Fundação Rotária, e apoio administrativo do primeiro.

Rotaract Clubs são auto-administrados e, em grande parte, financeiramente independentes. Trabalhando em conjunto com seus Rotary Clubs patrocinadores como "parceiros no servir”, rotaractianos são parte importante da família rotária.

Parceiro do Rotary International, o Rotaract tem o objetivo de contribuir com as iniciativas sociais já existentes, promover desenvolvimento comunitário, e promover a paz e a boa vontade entre os povos e compartilhar sua experiência de mais de 35 anos de incentivo a paz mundial.

Cada clube tem uma diretoria própria, formada por pessoas representativas da sociedade civil da própria comunidade aonde o clube atua. Seguindo o padrão estratégico adotado pelo Rotary em suas atividades, já foram feitos vários projetos de campo e consultados representantes dos diversos setores da sociedade. A partir do diagnóstico e de estudos, o Rotaract percebeu que a melhor forma de contribuir para um mundo melhor será procurando exercer um papel catalisador em processos de transformação social e o foco do seu trabalho será o trabalho comunitário e internacional.

Existem hoje, mais de 175 Mil Rotaractianos, espalhados em mais de 7.500 clubes em todo o mundo.